12 de março de 2016

O Paraíso de Jericoacoara



Heeyy! No post de hoje eu vou trazer pra vocês um pouquinho do paraíso de Jericoacoara. Mas Maria já está acabando o verão...! E é por isso mesmo que eu estou trazendo só agora , pra voces pararem conhecerem um pouco e ter tempo pra juntar aquela graninha e planejar a sua viagem. Então aperte os cintos e bora conhecer.

O Parque Nacional de Jericoacoara situa-se nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará, no Brasil. Possui uma área de 8 850 hectares. O perímetro do parque é de 49 929,4 metros. Está localizado a 300 km a oeste da capital do estado, Fortaleza. Abriga a internacionalmente conhecida Praia de Jericoacoara.



O Paque Nacional de Jericoacoara tem o objetivo de proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.
Até 1985, Jericoaquara era apenas uma pequena aldeia de pescadores, perdida entre dunas e isolada, até sua descoberta pela indústria do turismo, que a fez alçar fama internacional. Já foi matéria de vários programas de televisão e publicações importantes no mundo inteiro.
O Parque Nacional e Vila de Jericoacoara abrigam uma enseada cuja praia está voltada para o poente, o que possibilita que turistas e moradores contemplem diariamente o sol se pondo sobre o mar.
Existem inúmeras atividades no local: caminhadas, passeios de cavalo, trilhas, além das atrações culinárias, de artesanato e lojas das vilas. O parque é marcado, ainda, pela prática de esportes radicais, como o surf, windsurf, kitesurf, sandboard e SUP.



Agora vamos pra parte mais interessante , lá existem vários atrativos e a maioria deles são somente acessíveis por meio de veículos de tração, dentre os quais se destacam:
  • Barra do Rio Guriú: localiza-se a 10km de distância da vila principal de Jericoacoara, seguindo pelo litoral oeste.
  • Farol: um dos lugares mais visitados para ver a lua e o sol nascerem. É Alimentado por energia solar.
  • Lagoa Azul: lagoa de água doce e cristalina cercada por vegetação nativa, tem a alcunha popular de Caribe Nordestino.
  • Lagoa do Paraíso: localiza-se na sede do município Jijoca. São 15km² de água doce e transparente, cercada por grandes dunas.
  • Mangue Seco: é um pequeno povoado localizado a oeste da vila, no meio das dunas. Sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio a elas, margeada por uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar.
  • Nova Tatajuba: É um pequeno povoado, ainda primitivo. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão comprimindo-se e formando colinas denominadas dunas mortas. Chama-se Nova porque a antiga foi soterrada pelas dunas.
  • Pedra Furada: é o ícone de Jericoacoara. Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco/portal esculpida pela ação das ondas do mar. Durante o período que se estende de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra. Na maré baixa, o acesso ao local é feito por um passeio pela praia de cerca de 30 minutos. O percurso até ela é marcado por paisagens de praias, grutas, como o Poço da Princesa, e peculiares formações rochosas.
  • Duna do Pôr-do-Sol: a oeste da vila de pescadores, há a grande duna, local mais procurado para se ver o pôr-do-sol em Jericoacoara. Fica ao lado da Praia das Canoas. É famosa por ser possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, em decorrência de sua localização peninsular.
  • Praia da Malhada: importante praia da região. É muito procurada para a prática do surf.
  • Praia do Preá: localizada a leste do Parque Nacional, sua vila de pescadores é uma das portas de entrada de Jericoacoara. A pesca é abundante na região e a culinária de peixes, camarões e lagostas é tradicional. A praia é perfeita para a prática de kitesurf.
  • Serrote: uma pequena serra de aproximadamente 100m de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas. Deu origem ao nome da vila de pescadores que resiste, até hoje, logo antes da arrebentação do mar. Vista de alto mar, tem-se a impressão de que ela tem o formato de um jacaré deitado.
E para vocês conhecerem um pouco melhor desse paraíso separei um vídeo maravilhoso qua vai mostrar com mais detalhes os melhores lugares e impossível não se apaixonar.
Se alguém for pra lá pode me chamar pra ir junto haha. Espero que vocês tenham gostado um beijo e fiquem com Deus.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...